quinta-feira, 10 de junho de 2010

50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação



A madrugada do dia 10 de junho de 2010 entrará para os livros de história do Brasil. Nesta data, o Senado brasileiro aprovou a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e o modelo de partilha na exploração do Pré-Sal.

Eram aproximadamente 3 horas da manhã quando a votação se encerrou: 38 votos favoráveis,31 votos contrários e uma abstenção foram o suficiente para aprovar a chamada “Emenda da UNE” apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

O belo futuro do Brasil agradece. O Fundo criará condições para que o ensino básico que hoje já se encontra universalizado se torne de qualidade. Com esse montante o país poderá finalmente sair da condição incômoda de oferecer vagas no ensino superior para apenas 15% dos jovens de 18 a 24 anos. Bolsas de pesquisa terão financiamento, permitindo que as universidades possam produzir conhecimento socialmente referenciado que transforme o Brasil em potência.

A vitória não foi fácil. O primeiro relatório lido no senado não apresentava a destinação carimbada dos recursos para a educação. Foi a mobilização dos estudantes conversando com cada senador que possibilitou tal conquista. Na internet mensagens foram enviadas para o twitter e para a caixa de e-mail de todos os senadores. Toda a diretoria da UNE se manteve presente nas galerias do Senado, por toda a madrugada, até o resultado final: a aprovação da “Emenda da UNE”.

Vale ressaltar também o fundamental papel jogado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), responsável pela apresentação da “Emenda da UNE”.

Agora é continuar a mobilização, pois o projeto deverá ser referendado pela Câmara dos Deputados e depois ir para a sanção do presidente Lula.

Mas o primeiro grande passo para a vitória já foi dado.

Parabéns aos estudantes brasileiros!

Parabéns para a UNE!

Um comentário:

  1. Prezada Candidata,

    Hoje sinto orgulho de ser brasileiro, aliás nunca deixei se sentir, é que em tempos não tão distantes, os nossos governantes envergonham a sociedade brasileira, principalmente, quando iria defender os interesses da nação.
    Com muita honra no dia 03/10 irei na Sra., pois não tenho dúvidas que a Sra. aprofundará as mudanças necessárias para sermos uma nação condizente com o tamanho do nosso querido Brasil.

    ResponderExcluir