domingo, 23 de maio de 2010

Entrevista com Marcos Coimbra, presidente do instituto de pesquisas Vox Populi


O Twitter tem cada vez apresentado mais possibilidades para o mundo da ação comunicativa. No âmbito da política, o jornalista Ricardo Noblat tem inovado, realizando entrevistas pelo próprio Twitter. As entrevistas são acompanhadas em tempo real por milhares de seguidores do jornalista e do próprio entrevistado. A primeira vítima de Noblat foi o presidente do PT, José Eduardo Dutra ( @zedutra13 ).

Hoje, o @BlogdoNoblat entrevistou o presidente do instituto de pesquisas Vox Populi, Marcos Coimbra. Perguntas e respostas com no máximo 140 caracteres. Como disse o @zedutra13 em sua entrevista, perguntar com 140 caracteres é fácil, difícil é responder.

Acompanhe abaixo a entrevista do @BlogdoNoblat com o @Macoimbra:

@BlogdoNoblat - Boa tarde, Marcos Coimbra. Quem tem mais chances de se eleger presidente da República em outubro próximo?

@Macoimbra - Boa tarde, Noblat. Dilma é favorita, mas favoritismo não basta para ganhar uma eleição.

@BlogdoNoblat - Por que você considera Dilma favorita?

@Macoimbra - Ela empatou com Serra e tem um espaço de crescimento aberto à frente, junto ao eleitorado que está disposto a votar na candidata do Lula.

@BlogdoNoblat - Isso é suficiente para que Dilma se eleja? Serra não tem espaço para crescer?

@Macoimbra - Serra é conhecido por 80% da população, com menos espaço para crescer. Dilma tem crescido tirando intenções de voto dele.

@BlogdoNoblat - A essa altura, quantos por cento das intenções de voto de Dilma resultam de transferência feita por Lula?

@Macoimbra - Dilma é a candidata dele, de continuidade do que ele representa. Nesse sentido, toda a intenção de voto que tem vem de Lula e do governo.

@BlogdoNoblat - Pelos seus cálculos, quantos por cento a mais de votos Lula ainda poderá repassar para Dilma?

@Macoimbra - Há ainda cerca de 40% do eleitorado que conhece mal ou não conhece Dilma. Ela pode crescer mais 20 pontos nesse segmento.

@BlogdoNoblat - Fernando Henrique Cardoso tira votos de Serra? Ou freia seu crescimento? Há algum tipo de cálculo a esse respeito?

@Macoimbra – A imagem de FHC é negativa e a maioria das pessoas acha que o governo dele foi muito pior que o de Lula. Isso é ruim para Serra.

@BlogdoNoblat - Pq Dilma cresceu tanto em maio? Exposição em programas partidários na tv? Companhia de Lula no programa do PT? Ou cresceria de todo jeito?

@Macoimbra – Todas as opções estão corretas. A propaganda do partido ajudou, Lula também, e ela estava em crescimento, lento, mas firme.

@BlogdoNoblat - Serra tem um "teto" de votos que dificilmente ultrapassará? Qual seria?

@Macoimbra – Serra tem um piso alto e um teto limitado pela eleição que fazemos, onde o eleitor se pronuncia sobre políticas e governos e não sobre biografia.

@BlogdoNoblat - E o teto de Dilma e de Marina Silva?

@Macoimbra – O teto de Dilma é o desejo de continuidade, que é muito alto. Marina corre o risco de ficar espremida entre 2 grandes e não conseguir crescer.

@BlogdoNoblat - Aécio de vice poderia ajudar Serra a se eleger ou não acrescentaria grande coisa?

@Macoimbra – Aécio só é bem conhecido em MG, onde Lula é muito querido. Serra está bem e é difícil avaliar se um ganho em Minas faria diferença.

@BlogdoNoblat - Não dá para avaliar se um ganho em Minas faria diferença para Serra? Ou você prefere não avaliar?

@Macoimbra – Minas é 11% do eleitorado. Aumentar 20 pontos no estado é 2% no total. Pode ser muito pouco no resultado final.


Do Blog Fatos Sociais

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário